Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 5 de abril de 2011


TCC: UM MEDO NECESSÁRIO

0
Último ano de faculdade!Ansiedade para terminar logo o curso e elaborar o temido TCC, Trabalho de Conclusão de Curso. Quem já não passou por essa fase? Pra você que ainda não passou ou está passando por ela o "Pauta Variada" elaborou uma reportagem com algumas dicas para vencer o medo e ajudar você a trilhar esse caminho sem maiores problemas.


Para alguns, ele é sinônimo de desespero, para outros, de oportunidade para o futuro profissional. O Trabalho de Conclusão de Curso não só ajuda na formação do aluno como também acrescenta a ele a ideia de que sempre é preciso melhorar. Exercitar o que se aprendeu na sala de aula, nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de elaborar um produto e, no caso, de uma graduação, o primeiro produto.

Talvez, por esse motivo o TCC seja o assunto mais temido pelos alunos durante a faculdade, causando ansiedade, estresse e medo.

Apesar do pânico que causa, o TCC pode ser um grande aliado e uma forma de “abrir portas” para o futuro profissional. Letícia Nascimento, 24 anos, se formou em jornalismo em 2008, sempre gostou de radiojornalismo e do programa radiofônico “O pulo do gato” da Rádio Bandeirantes apresentado pelo jornalista José Paulo de Andrade. Decidiu então fazer um livro reportagem sobre os “35 anos do Pulo do Gato”.

Atualmente, a jornalista trabalha no grupo Bandeirantes de Comunicação do Vale do Paraíba fazendo a produção, reportagem e apresentando o programa radiofônico : “Ciranda da cidade” na emissora.“O TCC acabou sendo um diferencial no currículo quando fui selecionada para o Vale do Paraíba e um ano depois para a Band News Fm de Ribeirão Preto. Mostrou que eu me interessava pelo rádio, que conhecia o formato e a linha editorial da empresa”, explicou.

De acordo com Letícia Nascimento, o estudante e futuro profissional deve ter paixão pelo assunto que vai escrever,pois é um fator que também motiva o bom desenvolvimento do TCC, diminuindo um pouco do medo e da insegurança que o trabalho causa. “Acredito que o tema do TCC precisa ser algo que tenha significado na sua vida pessoal também. De nada adianta um bom tema se você não é apaixonado por ele, porque na primeira dificuldade você desiste ou se acomoda em fazer apenas o essencial, deixando o diferencial de lado. Ao fazer as entrevistas para o livro, acabava me identificando com as histórias dos personagens. Isso facilitou ao redigir e também ao selecionar o que eu usaria pra compor o trabalho.”

A professora e mestre em lingüística aplicada, Neide Oliveira, que também orienta trabalhos de conclusão de curso garante que a escolha de um bom tema e a dedicação do aluno ao projeto abre muitas portas, e dá dicas de como elaborar um bom TCC.

“Após decidir-se pelo tema, seja disciplinado; estabeleça metas a partir do cronograma estabelecido; pesquise, leia e reflita sobre as questões pertinentes ao tema; escreva e reescreva o texto quantas vezes forem necessárias; peça para um colega ler o que você escreveu (nada como um par colaborador para verificar se o que você escreveu está claro); dedique-se, afinal com ele você poderá virar um escritor, abrir a porta para um mestrado, ter aplicado todas as teorias que aprendeu na faculdade, enriquecer seu portfólio e ter a última chance de repensar os conteúdos aprendidos em sua futura área de atuação”, finaliza.

Quer mais informações sobre TCC? Acesse: http://www.ednelsonprado.com/?p=409

0 comentários:

Postar um comentário