Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 9 de abril de 2011


DESTINO: Cachoeira do Pimenta - Cunha-SP

0
No post de hoje você vai conhecer um pouco sobre Cunha, mais precisamente sobre um dos destinos mais visitados pelos turistas:  A Cachoeira do Pimenta.

Sobre Cunha:



Igreja Matriz - Foto: Soraia Alves

A Estância Climática de Cunha fica no interior de São Paulo e  limita-se com Guaratinguetá, Lorena, Silveiras, Ubatuba, São Luiz do Paraitinga, Lagoinha e Paraty-RJ. Mais do que as coordenadas geográficas é preciso dizer que Cunha é simplesmente cativante, bem como o povo que lá vive. Quem tem a oportunidade de visitar a cidade, se encanta com aquele ar de interior, com as belas montanhas e cachoeiras, e com sua gente simpática e hospitaleira.

O rico artesanato, as festas, as construções, as humildes residências contrastando-se com as belas pousadas, cidade dos fuscas, dos morros (que só de olhar já fazem você perder o fôlego), das estradinhas de terra, dos senhores de chapéu andando pela cidade ou sentados no banco da praça, são um convite à tranqüilidade e um resumo do que você pode desfrutar no município.

Cachoeira do Pimenta:
Dez quilômetros do centro de Cunha. Esta é a distância percorrida pelo turista para se chegar a um dos destinos mais belos da Estância Climática de Cunha: a Cachoeira do Pimenta. Pela estrada de terra do monjolo que leva a cascata, árvores de todos os tipos, pontes de madeira, fazendas, araucárias e muita poeira fazem parte do cenário.

Antes de chegar a Cachoeira, o visitante tem uma visão de encher os olhos. Lá está ela: exuberante e formada por três quedas d’água. Não há quem resista e não pare para contemplar a imponência das cascatas. Turistas com suas máquinas fotográficas saem de seus carros e registram a cena encantadora.

Vista da Cachoeira - Foto: Soraia Alves


Logo depois, descem por uma trilha parecida com uma escada de onde é possível apreciar o percurso das águas. É preciso, porém tomar cuidado na descida, principalmente quem não tem experiência! Isso porque são irregulares, o que facilita qualquer tombo ou tropeção.

Ao completar a última descida, há toda uma infraestrutura para os turistas com banheiros e lanchonete, mas somente aos finais de semana e feriados. Há também um poço para banho, várias pedras onde o visitante pode deitar e relaxar escutando o barulho das águas.

Na lanchonete, que fica sob um deck de madeira é possível sentar nos banquinhos de troncos de árvore e apreciar as corredeiras ou sentar para comer pratos típicos de Cunha, como a truta à milanesa.

Na cachoeira do Pimenta funcionava uma antiga hidrelétrica, onde o turista pode conferir um pequeno museu com a história da usina por meio de painéis explicativos sobre a energia elétrica da cidade.

 Foto: Soraia Alves

Turistas apreciando a Cachoeira - Foto: Soraia Alves


As águas da Cachoeira além de abastecerem antigamente a cidade, hoje servem de descanso e lazer para diversas pessoas. Por ser muito gelada, até nos dias de muito calor, somente os mais corajosos arriscam entrar de corpo inteiro. É comum ver turistas molhando apenas os pés, adultos sentados ou fazendo um churrasco com a família, crianças brincando nas águas rasas e grupo de amigos escutando músicas e tomando cerveja, tudo isso, acompanhados de uma paisagem exuberante e intacta, na qual o contato com a natureza é, sem dúvida, a melhor diversão.

Quer saber mais sobre Cunha? Não deixe de conferir a reportagem abaixo exibida no “ Bom Dia São Paulo” , da TV Globo.

Roteiros de São Paulo :: Cunha

0 comentários:

Postar um comentário