Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de abril de 2011


Pequenos gastos podem contribuir para gerar grandes dívidas

0
O endividamento das famílias brasileiras tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com pesquisa realizada pelo IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em março deste ano, o IEF, Índice de Expectativa das famílias, registrou que 37,7% das famílias brasileiras não têm conseguido pagar as dívidas.

Isso porque as inúmeras facilidades de pagamento, prazos a se perderem de vista, cartão de crédito, entre outras opções, estão cada vez mais acessíveis a pessoas de qualquer renda. O consumo desnecessário e a compulsão por comprar também são um dos fatores que levam a dívida.

De acordo com o consultor e terapeuta financeiro, Reinaldo Domingos, os brasileiros não tiveram uma cultura de educação financeira e, por esse motivo, gastam muito em pequenas coisas, e acabam por ficar sem dinheiro. “São os pequenos gastos que levam grande parte do nosso dinheiro, como despesas com café, na padaria, refrigerante, pizza no final de semana, etc. No Brasil, de 10 a 30%, das pessoas gastam sem ter o controle”, explica.

O primeiro passo para não cair na inadimplência é controlar os gastos, anotando tudo o que for comprado em um caderno por 30 dias. “No final, a pessoa vai ter uma grande surpresa, ou seja, vai perceber o dinheiro que está saindo pelo vão dos dedos”, acrescenta o consultor.

Antes de realizar qualquer compra, o terapeuta alerta que é necessário poupar dinheiro para comprar a vista, pois as compras a prazo não são uma boa alternativa mesmo quando aparentemente não há a cobrança de juros.“ O comércio oferece para você à vista ou, por exemplo, dez parcelas iguais sem correção, mas na verdade já existem embutidos dentro desse valor os juros. A compra à vista é sempre o melhor negócio. Não tem dinheiro? Guarde. Poupe o dinheiro para pagar na hora, com certeza você pagará muito menos”, recomenda o terapeuta.

Se você está com dívidas que estão difíceis de serem pagas, é necessário fazer um diagnóstico financeiro para avaliar o que é preciso fazer, antes de sair por aí, negociando o prejuízo. Fazer uma planilha com os gastos também é outro fator importante para ter o controle do seu dinheiro. No site: http://www.disop.com.br/ , são disponibilizadas planilhas para download com orçamentos diários, mensais, e até mesmo anual. Para ter acesso ao produto basta realizar um cadastro simples.Saber o que se gasta, e com o que gasta, é um dos primeiros passos para uma vida financeira saudável e sem preocupações futuras.

A Record News também divulgou uma reportagem sobre: “ Como reduzir gastos pessoais” e que também pode ser conferida no site: DISOP. No vídeo, especialistas dão dicas de como diminuir os gastos, planejar e poupar para realizar os sonhos. Além disso, também ensina como lidar com o orçamento doméstico.

Record News: NBlogs - Dicas Para Reduzir Gastos Pessoais (Parte 1)

0 comentários:

Postar um comentário